quinta-feira, 10 de junho de 2010

Parabéns companheiro Olívio


Olívio com Lula e Sérgio Buarque de Holanda na fundação do PT, no Colégio Sion, 10/02/1980.



"Quem corre por gosto não cansa"

Longa vida aos que lutam
Paulo Marques

Hoje Olivio Dutra, O Galo Missioneiro completa 69 anos. Olívio é daqueles imprescindíveis de que falava Brecht em seu poema. Um militante socialista e quadro histórico do Partido dos Trabalhadores que orgulha sua militância. Olívio sempre diz uma frase que reflete sua práxis: "Quem corre por gosto não cansa" ou "Se fosse fácil não seria para nós".
Esse é o Olívio que enfrentou a ditadura militar no final dos anos setenta, sendo inclusive preso durante a histórica greve dos bancários de Porto Alegre. Fundou com Lula a CUT e o PT e foi o primeiro prefeito petista de Porto Alegre. Inaugurou o período de 16 anos de Administração Popular reconhecida em todo mundo como capital da democracia participativa. No governo do Estado ampliou a experiência tornando-se referência para a esquerda mundial que combatia o pensamento único neoliberal. Olívio enfrentou a fúria da direita gaúcha (principalmente o monopólio da RBS) Mas em nenhum momento, como ele mesmo diz "afrouxou o garrão", sempre manteve seus princípios e coerência política em defesa do socialismo. Foi ministro das cidades no governo Lula e até pouco tempo cumpriu a tarefa de presidente do PT do RS. Sempre foi um soldado do partido, um intelectual orgânico na concepção de Gramsci. Nunca teve ambição pessoal, vaidade ou desejo pelo poder. Quando avaliamos os dois últimos governos da direita no Estado ( Rigott/PMDB e YEDA PSDB) e os 7 anos de desgoverno Fogaça de desmanche de Porto Alegre, é possível dimensionar o que significou o governo Olívio para os gaúchos.
Nesta data em que completa 69 anos Olivio está fazendo o que sempre fez, militando, conscientizando, construindo cidadania, ou como diz, engajado na "boa luta" para construir o projeto generoso de socialismo que têm na emancipação social de homens e mulheres a razão de sua existência. Muito do que o PT representa ainda hoje para milhares de lutadores sociais se deve ao exemplo de militantes como Olívio.
Desejamos por isso longa vida ao companheiro Olívio. Essa é nossa singela homenagem ao companheiro Olívio Dutra, o Galo Missioneiro.

Nenhum comentário: