domingo, 6 de junho de 2010

Empresas Socialistas da Venezuela II


Presidente Chávez com os trabalhadores da Empresa Socialista de Lacteos Los Andes









Café com leite Socialista



Além da produção de Café pela Empresa Socialista Fama de América(matéria do post anterior) também o leite, iogurte e sucos para o café da manhã dos venezuelanos, agora são produzidos por empresas socialistas, dirigidas a partir de co-gestão na Venezuela bolivariana. É o caso da Empresa Nacional Socialista Lácteos Los Andes . A experiência foi destaque neste domingo no Programa Alô Presidente,espaço da TV pública no qual o presidente Chávez discute ao vivo com a população as principais questões do país.

Falando diretamente da fábrica localizada no Estado Lara, Chávez respondeu aos ataques da oposição contra o processo de produção socializada levada a cabo pelo governo a partir das chamadas Empresas Socialistas. Com a utilização de dados o presidente demonstrou que a produção da Empresa Socialista Lacteos dos ANdes aumentou em 900% desde que foi nacionalizada em 2008; segundo o presidente dos 20 mil litros de leite pasteurizado produzido por dia passou a 180 mil litros de março de 2008 a junho de 2010.A empresa socialista já atende 40% do mercado venezuelano.

David León, um trabalhador da empresa, apresentou durante o programa uma série de cifras sobre a produção e informações sobre o avanço da criação de gado leiteiro. Resaltou que se conseguiu um gado mestiço leiteiro trazido da Nicarágua e descreveu como no passado, com a empresa privada, só se criava gado zebu no local com apenas 2 o 3 trabalhadores responsáveis por 500 hectáreas.

León explicou que com a revolução bolivariana o número de trabalhadores se multiplicou por 4. Igualmente resaltou o avanço tecnológico e o cuidado no processo de reprodução do gado com pessoal técnico capacitado que cruzou animais com semen trazido do Centro Socialista Florentino, no Estado Barinas.

“Los burgueses no saben nada, esos son unos parásitos. Los que saben son los trabajadores”, assinalou o presidente.

“Fíjense lo que dice la burguesía: si tu le trabajas a ellos eres un perfecto gerente y te explotan. Pero si le vas a trabajar al pueblo dicen que no sirves. Si ellos explotan a los trabajadores son tremendos trabajadores, pero si es bajo el control obrero, entonces dicen que los trabajadores no sirven. Ese es el capitalismo”, explicou Chávez ao felicitar os trabalhadores por terem assumido a responsabilidade com coragem.

O programa continuou com um passeio pela Unidad de Producción Socialista José Félix Ribas,no Municipio Papelón, Estado Portuguesa.

Nenhum comentário: