terça-feira, 2 de março de 2010

Otegi condenado a dois anos de prisão


Arnaldo Otegi: "Mandela saiu da prisão depois de 25 anos para construir a democracia na Africa do Sul, podemos demorar 27 anos, mas venceremos"




A Audiencia Nacional espanhola impôs uma pena de dois anos de prisão e 16 anos de inabilitação absoluta ao histórico líder da Esquerda Abertzale, Arnaldo Otegi com a acusação de "enaltecimento ao terrorismo" ao participar en julho de 2005 de um ato político pela libertação do preso Joxe Mari Sagardui "Gatza" en Zornotza, que já havia cumprido 25 anos de prisão.

Na ocasião Otegi fez um discurso onde comparava a luta dos independentistas bascos, em especial os 25 anos de prisão de Gatza com Nelson Mandela, que ficou 25 anos preso, também acusado de terrorismo. Por ter feito essa referência, Otegi foi condenado a 2 anos de prisão.

Otegui está preso desde agosto do ano passado acusado de tentar reorganizar o partido Batasuna, colocado na ilegalidade pelo governo espanhol.

O cerco aos independentistas bascos se intensifica. No entanto, cada vez mais amplia-se a mobilização e força política da esquerda independentista basca que luta pela construção de um estado basco soberano e socialista.

Nossa mais profunda indignação pela injustiça cometida contra Arnaldo Otegi e a esquerda basca. Manteremos nosso firme compromisso de apoio a luta pela libertação do povo basco.

AURRERA BOLIE OTEGI

ASKATUTA EUSKAL HERRIA

JOTAKE IRABAZI ARTE

Nenhum comentário: