domingo, 1 de março de 2009

Terceiro ciclo da Revolução Bolivariana

Alô Presidente: Chávez se dirige ao povo ao venezuelano todo domingo, ao vivo. Enfrentando a mídia capitalista.

Chávez : "Terceiro ciclo da Revolução em marcha com a construção do socialismo".

O presidente Hugo Chávez Frías, no seu programa dominical de hoje, ALô Presidente ,edição 325, convidou as venezuelanas e os venezuelanos a trabalhar todos juntos na consolidação do socialismo, dentro do terceiro ciclo da revolução compreendido no período de 2009 a 2019.

"Os convido a que nos colocamos em sintonía espiritual de amor de Venezuela, e pela patria empreendamos a marcha do soldado"."Vamos juntos esta próxima década para afiançar a revolução 2009-2019, a construir o socialismo verdadeiro", argumentou.

A afirmação foi feita durante a inauguração do Trasvase Taiguaiguai-Tucutunemo, no municipio Zamora do estado Aragua em seu programa radiotelevisivo, Alô Presidente.

Na ocasião Chávez explicou que o socialismo tem elementos que são básicos e que sem eles não existiria. Um destes aspectos é a consciência do dever social.

"Isto que deve existir em cada jovem , cada criança, em cada casa, na escola ".

Chávez destacou que ao contrário, anteriormente às crianças aprendiam o individualismo e o afã de lucro . Aconselhou a quem deseja ser rico, que devem ser principalmente em conhecimento.

"Se queres ser rico, estuda e adquire conhecimento, rico, pelas luzes; a riqueza deve ser maior em luzes".

O presidente Chávez disse que o segundo elemento é a propiedade social dos meios de produção como a terra. "La tierra no es privada, es propiedad social".

O presidente afirmou que a riqueza para a semear, a pedra, areia, vegetação, petróleo, gás e minerais diversos, metálicos e não metálicos e até a água que corre da terra pertence ao povo.

Colocou como exemplo a instalação de uma comuna socialista no Valle de Tucutunemo:

"É a unidade de produção socialista. (...) A mão de obra comunal, livre e não explorada pelos demais".

Resaltou ainda que as obras de maquinaria e créditos. "Tudo deve apontar para o socialismo onde cabem os pequenos e médios produtores".

Nesse sentido, Chávez fez uma chamado aos pequenos e médios comerciantes a não deixar-se influenciar pelos meios de comunicação social: "Necessitamos do setor privado, mas unidos a nós".

Nenhum comentário: