domingo, 22 de março de 2009

A França em movimento



Em um dos cartazes da Greve: A crise são eles


Outra Greve Geral na França em menos de dois meses

Na quinta-feira passada, 19/03 a França parou em mais uma greve Geral, organizada pelos sindicatos e movimentos sociais contra a crise capitalista. Essa é a a segunda greve geral em menos de dois meses. Os sindicatos reivindicam mais apoio ao emprego e ao poder de compra da população e as pesquisas de opinião indicam o apoio maciço do país aos grevistas. As mais de 200 manifestações juntaram milhões de trabalhadores nas ruas, mas o governo avisou que não aumentará o pacote de ajudas às vítimas da crise e do desemprego.

As manifestações de rua da juventude e dos estudantes, como tem sido uma constante, foram brutalmente reprimidas.

Nossa amiga pesquisadora Manuella Daviegler, que está fazendo pesquisa de doutorado em um assentamento do MST, no Rio Grande do Sul e está na França nesse momento, nos envia e-mail informando como estão as mobilizações em Toulouse, sua cidade natal:

"Nos estamos em luta na França, contra muitas reformas do governo, que esta destruindo todos os serviços publicos e a politica de ajuda social que tinhamos. Nem vou falar do que eles (SARKOSY, governantes, amigos e a midia) estão fazendo com a cultura ou a justiça. A justiça esta tornando-se protetora do capital. Ah, desde que voltei, encontrei uma polícia cada vez mais violenta durante as ações dos estudantes e dos movimentos sociais. Até na quinta feira, botaremos fogo nas ruas de Toulouse, pra proteger a manifestação dos policiais armados e violentos. Desde 1995, não tinha acontecido isto em Toulouse, barricadas e fogo nas ruas, simbolo do que a juventude aqui esta rebelando-se. rsrsrs, e isso é muito bom, so que entre cinco e dez pesssoas são presas por semana... hehehe, daí, fazemos bastante exercicio: respirar gás lacrimogêneo, correr nas ruas e esconder-se, construir rapidamente piquetes de greve (barricadas de mesas e cadeiras) e nem falo das assembleias gerais... três a cinco horas ficando sentado pra votar as ações na universidade.

Em fim, bjos pra todos,

e so a luta paga!

Manu.

Um comentário:

GrZ disse...

Muito bom o blog de vcs, conceito, textos, imagens,,,, parabéns!
Já esta incluso na barra de favoritos do meu, quando puderem o acessem, temos conteúdos afins.
Ps: São de POA?
Forte abraço!