sábado, 30 de agosto de 2008

Líder basco da Izquierda Abertzale livre


Arnaldo Otegi: "Segue havendo desgraçadamente um problema político de fundo neste país que só se resolverá através do diálogo e da negociação"


Otegi é libertado após 15 meses de prisão por delito de opinião

Na Espanha de hoje nãoé permitido homenagear aqueles que morreram lutando contra o franquismo


Otegi declara ao sair da prisão: "Este país tem que conhecer um cenário de paz e democracia que lhe permita decidir seu futuro e, ao mesmo tempo, dentro deste processo, libertar todos os presos políticos bascos"

Arnaldo Otegi está livre

A luta continua
Jo ta ke irabazi arte

O líder do partido basco ilegalizado BATASUNA foi libertado hoje depois de 15 meses de prisão. O motivo da condeção? A participação em um ato político em homenagem a José Beñarán Ordeña, "Argala", histórico militante basco anti-franquista. Assim como mais de 800 presos políticos bascos encarcerados pela monarquia Espanhola, o crime de Otegi é a luta política pela independencia de seu povo. Ao contrário de diversos processos de diálogo realizado na Europa nos últimos anos em relação as lutas de independencia de diferentes povos, a monarquia Española se recusa a qualquer diálogo no sentido de resolver o histórico conflito basco. A opção da Espanha é a repressão, a tentativa de derrotar todos que lutam pela independencia do País Basco. A ofensiva contra a izquierda abertzale tem sido uma das mais violentas com a prisão de qualquer pessoa que manifeste sua opinião pelo direito ao povo basco de decidir seu futuro. QUalquer manifestação é acusada de "apologia ao terrorismo". A monarquia espanhola acredita que é possível acabar com a luta independentista com tortura e repressão. A cada manifestação de massas e acolhimento festivo de lutadores que saem da prisão como Arnaldo Otegi demostra que a luta do povo basco é indestrutivel. Poderão prender todos os militantes, mas não poderão prender o sonho de liberdade de um dos povos mais antigos do mundo.
Saudamos o camarada Arnaldo Otegi, desde Brasil, pois assim como dizia Che Guevara, todo revolucionário sente-se atingido por qualquer injustiça, em cada canto do mundo. A luta de libertação do povo basco pela construção de uma pátria livre, republicana e socialista é também uma luta nossa.

Gora Euskadi Askatatuta!

Aurrera Bolie

Nenhum comentário: