domingo, 22 de junho de 2008

Allende 100 anos





Discurso de Salvador Allende- 1973


Salvador Allende 100 anos- 1908-2008

Na próxima semana, no dia 26 de junho estaremos lembrando o nascimento de Salvador Allende, presidente socialista do Chile assassinado pelos fascistas comandados por Pinochet. Lembrar Salvador Allende, o que representou para a esquerda e para o processo de emancipação em nossa América Latina, ainda inacabado,é um dever de todos os revolucionarios.


A experiencia Chilena de socialismo deixou muitas lições, dos desafios e das posibililidades de construção do socialismo. Para a esquerda socialista e autogestionária, a experiência de autogestão das empresas nacionalizadas, a construção de um novo setor econômico social durante o período do governo Allende deve ser estudado e reconhecido como uma das mais avançadas ações no campo da autogestão na América Latina contemporánea, pois foi possível comprovar a capacidade da classe trabalhadora de engendrar, no seio de uma economia capitalista, um outro setor produtivo, autogestionário que foi abortado pelo golpe.


Agora que vivemos uma outra conjuntura em nossa América, precisamos resgatar o "processo chileno", retomar o fio da história, através do avanço de construção de uma economia autogestionária. Produção coletiva e socialista, essa deve ser a consigna de um projeto de esquerda realmente emancipatório que resgate o que de melhor foi construído no Chile socialista de Allende.


Que os 100 anos de seu natalício sirva para essa reflexão. A história continua e Allende é parte principal dela.

Nenhum comentário: